Economia circular e sustentável

27 de janeiro de 2021

por Fernando Andrade

 
Economia circular e sustentável
FacebookLinkedIn

O que é economia circular?

Economia circular é um modelo econômico inspirado na inteligência ecológica, na qual existe uma autogestão cíclica de recursos e energias.

Trata-se de uma ciência eficiente e inteligente, que repensa as práticas econômicas e vai além dos 3R ‘s – reduzir, reutilizar e reciclar – pois une um modelo de economia sustentável com o ritmo tecnológico e comercial do mundo moderno.

Em um contexto de economia circular, se tem um circuito fechado, desde a extração de recursos e a utilização de energias na fabricação de produtos, até a utilização e consumo dos mesmos. É permeado pela reciclagem, reuso, remanufatura e redistribuição dos bens.

Reprodução Ideia Circular

Tal modelo diverge inteiramente da economia linear, na qual há extração, utilização e posterior descarte dos recursos.

Reprodução Ideia Circular

O modelo circular de economia visa minimizar ao máximo o descarte de recursos. Descarte este, que implica em perda ambiental e econômica, pois em muitas situações os resíduos que são descartados apresentam um grande potencial de exploração.

O modelo linear é responsável pela geração de um volume sem precedentes de resíduos inutilizados. Neste paradigma, a economia deixa de lucrar com o potencial que os resíduos têm de se reintegrarem na cadeia na forma de insumos.

A economia circular, portanto, quebra com a noção de que para haver crescimento econômico é necessário que haja um crescente aumento de consumo de recursos e energia.

Por que adotar um modelo de economia circular?

O paradigma linear de economia já enfrenta questões sobre disponibilidade de recursos. A mudança de paradigma tem sido debatida e institucionalizada como um caminho para o enfrentamento de problemas ambientais e sociais, decorrentes da globalização e do atual modelo baseado na extração – produção – eliminação.

Assim, um novo modelo de economia que funcione em circuitos fechados, catalisados pela inovação ao longo de toda a cadeia de valor, é defendido como solução para minimizar o consumo de materiais e a perda de energia.

Inspirada no mecanismo dos ecossistemas naturais – inteligência do planeta, ou inteligência ecológica – a economia circular promove uma reorganização permeada pela coordenação dos sistemas de produção e consumo em circuitos fechados. Assim, é possível elencar alguns benefícios do modelo circular de economia:

  1. Visa combater a volatilidade no preço das matérias-primas, limitando os riscos de fornecimento;
  2. Gera novas relações com o cliente e desenvolve modelos tecnológicos e inovadores de negócio;
  3. Melhora a competitividade da economia;
  4. Contribui para a conservação do capital natural, redução da emissão de poluentes e resíduos.

A economia circular é um catalisador para a competitividade e inovação.

Como a gestão de resíduos se adequa a um modelo de economia circular

Em primeiro lugar, resíduos são insumos para a produção de novos produtos em um modelo circular de economia. Assim, ao adotar uma gestão de resíduos eficiente e agregadora, a estratégia de uma empresa tende para a redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia.

Quando se atrela a economia circular com ações de P&D, Pesquisa e Desenvolvimento, explora-se diferentes formas e caminhos de se aproveitar o potencial econômico de cada resíduo descartado.

Tal mecanismo se dá por meio do desenvolvimento de uma nova tecnologia, ou até mesmo através da reinserção do resíduo, na forma de insumo, na cadeia produtiva, rompendo com a linearidade do processo econômico, que se torna um ciclo.

Assim, a economia lucra com a ausência ou redução de desperdício, e os produtos não encaram uma reta final, mas um novo ciclo no ponto em que o seu descarte ocorreria.

O momento atual pode ser caracterizado como de transição entre a adoção definitiva da economia circular e o fim da economia linear. Com isso, as alternativas de reciclagem atuais operam sobre bens que não foram projetados para tal, e é aí que entra uma efetiva gestão de resíduos, capacitada tecnologicamente para viabilizar esse novo modelo de economia.

A Aterra está preparada para desconstruir o conceito de rejeitos e transformar resíduos em insumos com real valor agregado, apoiando a transição da economia linear para a economia circular.

O nosso papel é privilegiar a matéria, para que ela possa ser efetivamente recuperada e reinserida na cadeia produtiva. As vertentes de atuação da Aterra (MarketPlace para resíduos, P&D para resíduos complexos e Projetos de Inovação), são importantes para identificar oportunidades, antes desconhecidas, nos resíduos que são descartados de forma definitiva.

Envie-nos uma mensagem para definirmos uma estratégia que tornará a sua empresa ainda mais produtiva e a sua economia mais circular!

Leia também: Projetos de inovação para resíduos

 

Outras notícias

Fale Conosco