Projetos de inovação para gestão de resíduos – O terceiro pilar da Aterra

21 de dezembro de 2020

por Fernando Andrade

 
Projetos de inovação para gestão de resíduos – O terceiro pilar da Aterra
FacebookLinkedIn

O terceiro pilar que sustenta as ações da Aterra são os projetos de inovação para gestão de resíduos.

A execução de projetos que tem como foco a “gestão de resíduos sólidos” visa, em quase sua totalidade, alcançar a conformidade e confiabilidade socioambiental perante sociedade/mercado, terceiro setor, agências ambientais reguladoras (governo) e o próprio público interno.

Leia também: P&D – O segundo pilar da Aterra

Porém, para alcançar estes objetivos, os gestores desta pasta devem compreender as vulnerabilidades, os riscos, as inovações e as oportunidades que permeiam toda a estrutura do projeto e as diversas partes envolvidas.

Neste processo, é fundamental identificar os riscos e oportunidades que possam ser trabalhados, e apontar os horizontes econômicos, socioambientais, tecnológicos e de inovação para os projetos de gestão de resíduos, que favoreçam tomadas de decisões mais eficazes, além da ampliação da geração de valor para toda a organização.

Projetos de inovação para gestão de resíduos

A Aterra desenvolve projetos de inovação para a gestão de resíduos

Para equilibrar os desafios da gestão de resíduos, é necessário se embasar nas exigências legais, além de conhecimento técnico e inovador.

A Aterra desenvolve projetos de inovação para ampliar o desempenho da gestão de resíduos e gerar valor para os negócios dos nossos clientes, no sentido do desenvolvimento sustentável cada vez mais integrado ao seu core business.

A proposta de valor deste importante pilar da Aterra consiste em aprimorar a gestão dos resíduos de maneira a assegurar o desempenho sustentável e a gestão eficiente de temas que impactam ou podem vir a impactar a estratégia do negócio e, por conseguinte, a geração de valor.

Os projetos de inovação para a gestão de resíduos da Aterra cobrem a sustentabilidade de maneira integral, além de favorecer a logística reversa, a economia circular e o alcance dos índices de aterro zero.

O começo da aplicação da assistência está na criação ou adaptação da estratégia e estrutura de governança, engajamento com stakeholders, aspectos mercadológicos e reguladores, estrutura econômica/financeira, mapeamento de novas tecnologias e empresas que possuem sinergia com os projetos; e se finda na assessoria propriamente dita, na implementação das ações.

Checklist de desempenho da gestão de resíduos

O checklist de desempenho é uma metodologia desenvolvida pela Aterra para identificar o nível de aderência de um processo de gestão de resíduos com normas, leis, boas práticas e ainda apontar os principais riscos associados.

Esta metodologia avalia o atendimento aos principais requisitos legais relacionados com a gestão e destinação dos resíduos, além de outros aspectos relacionados com a governança, gestão de pessoas e gestão financeira.

O documento possui 45 itens distribuídos nos sete temas a seguir: 

  1. PLANEJAMENTO
  2. ASPECTOS AMBIENTAIS
  3. REQUISITOS LEGAIS
  4. OPERAÇÃO
  5. MERCADO DE RESÍDUOS
  6. RECURSOS E RESPONSABILIDADES
  7. GOVERNANÇA

Saímos do óbvio, e com soluções inovadoras, geramos benefícios econômicos, tecnológicos, de governança e socioambientais para nossos clientes e parceiros, reposicionando-os no mercado como indutores de sustentabilidade e de inovação.

Para saber mais, entre em contato conosco. Ficaremos satisfeitos em elucidar suas dúvidas e em acompanhar a sua empresa, rumo às melhores posições no ramo da sustentabilidade e inovação tecnológica.

Leia também: Como a Forno de Minas aumentou a receita em R$33mil/mês com a venda de resíduos

 

Outras notícias

Fale Conosco