Praticamente quase tudo que consumimos é originado da natureza, de maneira direta ou indireta, vamos compreender a relação dos serviços ecossistêmicos com produtos naturais e industrializados
A definição dos Serviços Ecossistêmicos pode ser aquilo que um ecossistema fornece ao ser humano, originando-se nos ciclos naturais e impulsionados pela energia solar. Essa energia participa do processo de fotossíntese, ao qual é responsável pelo desenvolvimento da vegetação, interessante, não é mesmo?
As plantas são indispensáveis para muitos aspectos da manutenção da vida, sendo assim, os Serviços Ecossistêmicos são capazes de trazer sustentação à vida e a biodiversidade, e também produzir alimentos e recursos utilizados por nós seres humanos.
O que são?
Os Serviços Ecossistêmicos são definidos por quatro categorias para os serviços, sendo elas:
Provisão
Responsável pela capacidade de produzir ou prover algo, como: alimentos, matéria-prima, recursos genéticos, água, etc.
Reguladores
Benefícios conquistados por processos naturais reguladores de condições ambientais, como: controle de enchentes e erosão, regulação do clima, purificação do ar, etc.
Culturais
Relacionado a importância dos ecossistemas capazes de oferecer ordens recreacionais, educacionais ou espirituais, como: turismo de impulsão a elementos naturais, prática de esportes ou atividades de lazer em parques ou reservas, etc.
Suporte:
Trata-se de processos naturais relacionados à manutenção e existência de outros serviços, como: formação de solos, polinização, ciclagem de nutrientes, etc.
Qual a sua importância?
O termo nos ajuda a pensar além de produtor de origem da natureza, mas sim nos processos que não assistimos, mas sabemos que são essenciais para a manutenção da biodiversidade. Assim como o ciclo da água e do oxigênio, que são processos naturais do sistema e sustentam a vida.
Os serviços possuem uma grande responsabilidade em relação ao equilíbrio ambiental dos ecossistemas e trazem inúmeros benefícios para a população, não sendo restrito ao sentido econômico, mas também no sentido humano, o que traz valor à vida e a necessidade de manter o equilíbrio no ecossistema, garantindo a qualidade de recursos naturais.
Seu valor é relacionado com sentidos morais e políticos, não apenas na parte financeira e monetária, ou seja, políticas públicas são de extrema importância para uma ação humana responsável e garantir a manutenção dos Serviços Ecossistêmicos, o que tem um valor imensurável em nossas vidas.
O nosso país conta com um valor de R $6 trilhões ao ano de serviços ecossistêmicos fornecidos pela vegetação nativa das reservas legais (área protegida em propriedades privadas no país). São R$500 bilhões ao mês!
De acordo com esses dados, precisamos de uma estrutura de políticas públicas urgente para aproveitar os Serviços Ecossistêmicos de maneira positiva.
A sustentabilidade deve prevalecer e se intensificar sobre ações políticas, para que resultem em benefícios sociais e culturais para o país, além de econômicos.
Um dos principais pilares da ATERRA é contribuir para que empresas sejam sustentáveis através de soluções eficazes e inovadoras para a gestão e destinação de resíduos.
Se você está em busca de um parceiro capaz de apresentar uma nova perspectiva para os resíduos gerados pela sua empresa, estamos aqui para te apoiar!
Com mais de 6 anos no mercado, apresentamos soluções estratégicas para os processos de gerenciamento, transformação e destinação dos resíduos.
Ficou interessado? Entre em contato conosco pelo telefone 31 3282-7733 ou pelo e-mail contato@aterraambiental.com. Ficaremos extremamente felizes em falar com você.