Negócios de impacto: o que são e por que investir?

5 de outubro de 2022

por Fernando Andrade

 
Negócios de impacto: o que são e por que investir?
FacebookLinkedIn

Confira as características dos negócios de impacto, a solução para problemas ambientais e sociais!

Os negócios de impacto procuram expressar de forma transparente sua intenção (propósito ou missão) ao solucionar problemas ambientais e sociais. A prática é embasada em teses de impacto e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU ( os ODS, programa sustentável para 2030).

A geração de impacto socioambiental e sustentabilidade financeira precisam se manter atuantes na atividade principal da empresa, o que significa que a receita é a mesma que gera impacto, não apenas uma ação de responsabilidade ambiental.

Inúmeras maneiras de fazer negócio surgem diariamente e são fundamentais para uma sociedade mais sustentável e justa. Entre os modelos existentes, estão os negócios de impacto, que possuem o principal objetivo de solucionar desafios sociais e ambientais através do mercado.

Há alguns critérios que precisam ser cumpridos para a empresa ser considerada um negócio de impacto, o que significa que a empresa precisa deixar claro que busca resolver um problema socioambiental, através de suas atividades principais (produtos, serviços ou operação).

Um dos grandes diferenciais desse modelo de empresa é que são desenvolvidas considerando a viabilidade econômica da intervenção, através de estratégias e modelos de negócio.

Na prática, essas empresas operam orientando-se pela lei da oferta e demanda, com dedicação ao conhecimento profundo do seu público, riscos e oportunidade, gerando receitas com foco na preocupação social e ambiental.

Negócios de impacto precisam mensurar seu impacto socioambiental

É claro que o modelo visa lucro financeiro, a diferença é o comprometimento a medir o impacto gerado na sociedade ou no meio ambiente, ou seja, é necessário monitoramento para obter desempenho e desenvolvimento.

Os negócios de impacto são organizações que têm o interesse claro de endereçar um problema socioambiental através de sua atividade principal (serviço/produto/operação). 

Geralmente essas empresas atuam com a lógica de mercado, comprometendo-se a medir o impacto socioambiental que geram.

Por que criar ou se tornar um negócio de impacto?

É claro que as empresas que atuam nesse modelo têm uma responsabilidade a mais, porém, essas empresas são consideradas vetores de mudanças no comportamento do consumidor, implementando soluções de impacto como atividades principais.

Características

Dentre as principais características do modelo, entre elas são:

  • Trabalho em rede, fazendo parcerias de forma a fortalecer e ampliar o impacto da atuação do negócio;
  • Combate ao trabalho escravo, forçado ou infantil;
  • Cuidado com a cadeia produtiva (seleção e avaliação dos fornecedores);
  • Gerenciamento do impacto ambiental;
  • Articulação com as políticas públicas.
  • Proteger o Meio Ambiente

Sendo assim, o negócio precisa de um plano de gestão inovador e comprometido com a transformação social e ambiental.

Nós, da Aterra Ambiental, acreditamos que empresas de impacto positivo podem utilizar esse valor como um grande diferencial competitivo para alcançar o mercado internacional.

Mais negócios de impacto devem ser viabilizados, testando novos modelos de operação gerando casos de sucesso com impacto mensurado e resultado comprovado. O modelo atrai novos empreendedores e investidores, gerando um ciclo inspirador para um futuro sustentável.


Gostou do tema? Visite o blog da Aterra para acessar mais temas extremamente relevantes como esse. Acompanhe as nossas Redes Sociais e fique por dentro das próximas novidades.

 

Outras notícias

Fale Conosco