Aterra | O MarketPlace de resíduos

24 de novembro de 2020

por Fernando Andrade

 
Aterra | O MarketPlace de resíduos
FacebookLinkedIn

O primeiro pilar que sustenta as ações da Aterra é o MarketPlace de resíduos. 

As indústrias no Brasil geram milhões de toneladas de resíduos por ano, o que corresponde a uma movimentação econômica de mais de R$15 Bilhões

Este cenário econômico tem um potencial três vezes maior, que não é atingido principalmente porque “resíduos não são parte do core business das indústrias”. 

Em sua maioria, as indústrias desconhecem o potencial econômico que os seus resíduos têm no mercado, bem como os diferenciais competitivos e institucionais que podem ser alcançados por meio de uma gestão e destinação estratégica destes materiais.

Diante deste cenário, a Aterra desenvolveu o Marketplace e-Aterra, uma rede de negócios sustentáveis customizada para cada cliente que, de forma bem intuitiva, gerencia todo processo da gestão de seus resíduos.A e-Aterra está presente desde a geração dos resíduos nas áreas, e passa pela homologação e gestão de documentos e licenças; negociação online; rastreabilidade da destinação; até a emissão de relatórios e gráficos no modelo de dashboards.

Como funciona o MarketPlace de Resíduos e-Aterra

O MarketPlace e-Aterra é uma plataforma web que realiza o gerenciamento integrado dos processos de “gestão e destinação de resíduos”, além das negociações de compra, venda, transporte e tratamento final dos resíduos.

Para que isso ocorra de maneira satisfatória, é necessária uma reavaliação da forma como os resíduos são caracterizados e gerenciados. A partir da reavaliação, o material é reposicionado no mercado de reciclagem e tratamento, com a finalidade de obtenção de ganhos econômicos.

Os ganhos econômicos podem ocorrer no aumento das receitas, com a venda dos resíduos,ou na redução de custos com serviços de coleta, transporte e tratamento final.

Além disso, nesta etapa de “reavaliação” dos resíduos, é possível identificar melhorias no processo industrial para reduzir a geração dos resíduos, riscos inerentes ao negócio ou mesmo identificar oportunidades que favoreçam a coleta seletiva, a economia circular e a logística reversa, ampliando a pegada sustentável das indústrias.

e-Aterra: passo a passo

A primeira etapa do MarketPlace é o setup. Nesta etapa a Aterra lança uma visão estratégica sobre os resíduos, para que eles se tornem mais atrativos para o mercado.

Posteriormente, a equipe da Aterra inicia um mapeamento de novas empresas receptoras que possuem condições operacionais, legais e financeiras, e realiza a sua homologação na plataforma, atendendo aos requisitos legais e diretrizes do cliente

As empresas receptoras que já prestam serviços para os clientes também podem ser homologadas, desde que atendam aos requisitos e normas estabelecidas.

Feito isso, cada gerador passa a cadastrar seus resíduos na plataforma, que de forma automática envia um e-mail com o detalhe da oportunidade para as empresas receptoras homologadas, de acordo com o tipo do resíduo e/ou serviço.

Como o volume virtual de resíduos que transaciona no Marketplace é muito alto, o ambiente de negociação passa a ser favorável para a indústria geradora, proporcionando o aumento dos seus benefícios econômicos (aumento das receitas e/ou redução de custos).

Metodologia e-Aterra

A metodologia utilizada na plataforma e-Aterra leva em consideração a Política Nacional de Resíduos e demais legislações inerentes, buscando solucionar de maneira ágil, segura e sustentável as demandas e desafios de cada cliente sobre a gestão e destinação dos seus resíduos.

Outras funcionalidades do Marketplace são: 

  • gestão das empresas receptoras homologadas, incluindo o monitoramento do vencimento dos seus documentos e licenças; 
  • gestão do inventário de resíduos; 
  • gestão do estoque de resíduos (galpão virtual de resíduos); 
  • agendamento e controle das coletas; 
  • emissão de relatórios gráficos (dashboards); 
  • negociação online, emissão de MTR eletrônico e rastreabilidade das operações.

Assim, a e-Aterra promove não só a gestão integrada dos resíduos, mas também contribui com o cumprimento da legislação ambiental, com a otimização do processo, com a redução significativa dos riscos inerentes e com o aumento da inteligência tecnológica dos seus clientes.

Leia também: Como a gestão de resíduos pode revolucionar a indústria automotiva

e-Aterra em números

O e-Aterra existe desde 2017 e, desde então, já negociou 12.000.000 quilos de resíduos.

Apenas no primeiro semestre de 2020 o MarketPlace da Aterra negociou mais de três milhões de quilos de resíduos, e alcançou a taxa de 90% de aterro zero.

A receita média dos clientes e-Aterra foi 35% superior à da base line, e suas despesas 44% menor em relação a base line.

O Marketplace e-Aterra está em crescimento e é sempre aperfeiçoado, de acordo com as demandas de cada cliente, requisitos legais e tendências tecnológicas.

Conheça mais sobre a ferramenta entrando em contato com a Aterra Ambiental.

Leia também: Como a Forno de Minas aumentou a receita em R$33mil/mês com a venda de resíduos

 

Outras notícias

Fale Conosco