O que é o Índice de Sustentabilidade Empresarial e como ele impacta seu negócio
22 de abril de 2021
Empresas mais sustentáveis têm atraído mais investimentos e uma atenção positiva do mercado. Hoje, a preocupação com a sustentabilidade e com os impactos gerados pelas empresas no meio ambiente, é um fator levado em consideração por fundos e investidores, afinal, estas organizações são mais rentáveis a longo prazo.
Neste sentido, o Índice de Sustentabilidade Empresarial foi criado em 2005, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento de empresas que seguem princípios de gestão responsável e sustentável. Ao longo deste artigo, vamos explicar o que é o ISE, como ele funciona e qual o impacto dele para o seu negócio.
O que é o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)?
O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) é uma ferramenta de análise de sustentabilidade das empresas listadas na B3, a bolsa de valores brasileira. Com base na eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança, o índice avalia a sustentabilidade corporativa das organizações.
Criado em 2005, o ISE tem como objetivo a criação de um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável, buscando estimular a responsabilidade ética das corporações e respeitando as diferentes necessidades deste desenvolvimento do mercado.
Ao criar diferentes termos de qualidade, equidade, transparência e prestação de contas, o ISE busca também ampliar o entendimento das empresas e grupos comprometidos sobre sustentabilidade. Assim, as organizações que atuam de forma compatível com esses parâmetros, se destacam e possuem melhores oportunidades de crescimento.
Internacionalmente, a MSCI Inc. aponta que os índices de sustentabilidade serão mais importantes que os mais tradicionais adotados no mercado financeiro.
Como o Índice de Sustentabilidade Empresarial funciona?
A carteira de organizações listadas no ISE é atualizada a partir de questionários respondidos pelas empresas interessadas em participar do índice.
As companhias podem se inscrever em três categorias: enquanto na categoria “simulado” qualquer empresa listada na BM&FBOVESPA pode participar, nas outras duas — “elegível’ e ‘treineira” —, é preciso que as empresas possuam ações entre as 200 mais líquidas da BM&FBOVESPA.
Quais são os benefícios de adotar os critérios do ISE na sua empresa?
Listamos alguns dos principais benefícios apontados pelas empresas com participação na lista do ISE:
- Reputação positiva: a construção da reputação de uma organização é feita socialmente, requer diálogo e transparência por parte das empresas. Nesse sentido, a participação no ISE demonstra uma preocupação com o meio ambiente e influencia a visão do público sobre o negócio;
- Vantagem competitiva: a regulação ambiental pode estimular a inovação, gerando menores custos ou aumento do valor para a empresa, compensando eventuais custos de compliance.
- Acesso ao conhecimento: iniciativas ambientalmente corretas envolvem, em geral, compartilhamento de conhecimento entre seus membros, além de conhecimentos sobre práticas, códigos e sistemas mais eficazes de gestão das questões ambientais.
É importante ressaltar que, a participação em iniciativas voluntárias pode contribuir para a criação de valor compartilhado, ou seja, a geração de lucros que envolvem um propósito que representa uma forma avançada de liderança, onde se cria um ciclo positivo de prosperidade tanto para a companhia quanto para a comunidade.
Como a gestão de resíduos se relaciona com o índice ISE?
Como apontamos, o número de empresas que têm buscado as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, é cada vez maior. Mais do que nunca, as organizações estão refletindo sobre sua função na solução de desafios globais como a fome, pobreza e agressões ao meio ambiente.
Para se manter competitivos nesse cenário, é preciso adotar práticas ecologicamente corretas.
Realizar a gestão correta de resíduos é adotar um conjunto de ações apropriadas nas etapas de coleta, armazenamento, transporte, tratamento, destinação final e disposição final ambientalmente adequada. Essas atividades envolvem uma relação entre aspectos administrativos, financeiros, legais e de planejamento, a fim de minimizar a produção de resíduos, preservar a saúde pública e o meio ambiente.
A gestão correta ainda proporciona ganhos econômicos para os players envolvidos, já que promove a geração de novas linhas de receitas, reduz os custos com a matéria prima, garante o máximo de reaproveitamento e reciclagem, bem como a minimização de rejeitos.
Como a Aterra contribui para melhorar o equilíbrio ambiental?
A utilização da plataforma de gestão e marketplace de resíduos e-Aterra, pode ser ideal para ampliar a governança da gestão dos resíduos e contribuir para a redução dos potenciais impactos ambientais inerentes a este processo, ampliando a sua responsabilidade ambiental e social.
Destacamos alguns benefícios de sua adoção. Confira:
- Acompanhamento de processos feitos em um ambiente completamente digital: além de possibilitar um melhor rastreamento e documentação das informações, o uso da ferramenta elimina planilhas, papéis e traz mais agilidade e segurança para a empresa;
- Redes de negócios sustentáveis: no e-Aterra você encontra uma rede de fornecedores devidamente homologados e ainda consegue reduzir os custos com a destinação dos resíduos e ampliar as receitas com as vendas;
- Menos prejuízos para a empresa: todo o controle de dados e de documentos é registrado na plataforma, evitando que a organização fique exposta a autuações e multas emitidas pelo órgão ambiental;
- Relatórios ambientais eficientes: uma vez que todas as informações necessárias estão disponíveis em um só lugar, é possível gerar relatórios precisos, de acordo com as informações necessárias, rapidamente e de forma simples.
Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar sua empresa!