Tudo o que você precisa saber sobre ciclo da gestão de resíduos

25 de janeiro de 2022

por Fernando Andrade

 
Tudo o que você precisa saber sobre ciclo da gestão de resíduos
FacebookLinkedIn

Entenda como funciona o ciclo da gestão de resíduos, seus impactos e a importância para o meio ambiente e para a sociedade.

Os resíduos são gerados através das atividades de produção e consumo que fazem parte da rotina da sociedade e, principalmente, de atividades industriais, que são responsáveis por produzir resíduos sólidos, líquidos e gasosos.

Entretanto, as empresas não precisam ser vistas com maus olhos se a destinação e gestão dos resíduos forem feitas de forma adequada e coerente a fim de reduzir seus impactos ambientais. E é neste momento que surge a gestão ou gerenciamento de resíduos.

Para encontrar uma forma de equilibrar a relação de um crescimento saudável da empresa com o meio ambiente, é fundamental elaborar propostas para uma destinação efetiva e coerente para os resíduos, proporcionando um desenvolvimento sustentável tanto para a sociedade, quanto para as indústrias.

O gerenciamento dos resíduos domésticos é feito através dos serviços de saneamento e coleta de lixo. Em contrapartida, os resíduos industriais devem ser gerenciados de formas específicas, visto que eles possuem materiais e produtos diferentes que os lixos comuns possuem, contendo substâncias que apresentam riscos à integridade humana.

Neste conteúdo vamos te explicar como ocorre o ciclo da gestão de resíduos e qual a sua importância para a eliminação dos impactos negativos causados por resíduos, principalmente quando a destinação final ocorre de forma incorreta.

Confira!

Ciclo da gestão de resíduos

O ciclo da gestão de resíduos passa por algumas fases, começando pela coleta dos resíduos diretamente nas fontes geradoras, que passa por um tratamento específico e vai até o descarte final.

É na fase do tratamento que ocorre a recuperação de alguns materiais que podem ser, posteriormente, reciclados ou reutilizados em determinadas atividades. Também é neste momento que novos resíduos são produzidos para serem direcionados a aterros sanitários.

Basicamente, o ciclo da gestão de resíduos consiste nas seguintes etapas:

  1. Coleta;
  2. Armazenamento;
  3. Transporte;
  4. Tratamento;
  5. Destinação Final;
  6. Disposição Final Ambiental;
  7. Identificação e classificação dos resíduos.

Conforme já mencionado, todo o ciclo visa minimizar os impactos ambientais causados pela geração de resíduos, além de preservar a saúde pública.

A identificação de processos da empresa é uma das partes do ciclo, onde ocorre a análise dos resíduos gerados, além da quantificação e classificação, depois passando pela identificação e armazenamento, e por fim, a destinação final, realizada em conformidade com o meio ambiente.

A destinação, que dependerá da classificação do resíduo, inclui o tratamento, a compostagem, reciclagem, incineração, entre outros, que será feita aos mesmos.  

É fundamental garantir ao máximo o reaproveitamento e reciclagem dos resíduos, para, também, diminuir a produção dos rejeitos (materiais que são inutilizados, já que não há viabilidade para serem reciclados).

Como ocorre o ciclo da gestão de resíduos?

Veja a seguir como acontece cada ciclo da gestão de resíduos.

1. Identificação da fonte geradora e classificação dos resíduos

A identificação da fonte geradora e classificação dos resíduos é a primeira fase do ciclo da gestão de resíduos.

Normatizada pela ABNT NBR 10.004/2004, a classificação de resíduos abrange a identificação da atividade ou processo que gerou os materiais, além de suas características e componentes, que serão comparados com o rol de substâncias e resíduos que podem causar algum impacto ao meio ambiente e à saúde humana.

Nesta etapa, também, a empresa deve elaborar um plano para reduzir a geração de resíduos.

2. Coleta e transporte dos resíduos

Já na segunda etapa  acontece a coleta e transporte dos resíduos, onde é iniciado o condicionamento dos resíduos que serão retirados.

O processo do acondicionamento e transporte,  que pode ser feito em sacos de papel, contêineres comuns ou basculantes, vasilhas domiciliares, tambores, entre outros, dependerá da classificação do resíduo.

Vale destacar que o acondicionamento incorreto do material pode gerar graves riscos para o meio ambiente e a segurança pública.

Um dos benefícios de um condicionamento adequado é facilitar o serviço de coleta seletiva, onde o gerador do resíduo deve separar o resíduo conforme a composição e constituição, para, depois, disponibilizá-los para a coleta de forma separada.

Além disso, a separação prévia do resíduo favorece a reciclagem, visto que cada classe de resíduo possui seu próprio processo de reprocessamento.

3. Tratamento dos resíduos

Para diminuir o impacto negativo no ecossistema e na saúde humana, algumas tecnologias são utilizadas para o tratamento de resíduos sólidos, como o tratamento bioquímico, térmico e mecânico.

Nesta fase é preciso fazer uma análise profunda para o melhor método de tratamento de resíduos, seguindo as leis vigentes, como a Lei nº 12.305/10 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Essa lei determina que as tecnologias podem ser utilizadas desde que seja comprovada sua viabilidade técnica e ambiental para a recuperação energética dos resíduos sólidos.

4. Disposição final dos resíduos

A disposição final é responsável por distribuir os rejeitos de maneira ordenada em aterros, respeitando as especificidades das normas operacionais para minimizar os impactos ambientais negativos e não ocasionarem riscos ou danos à saúde e à segurança pública.

Diferenças entre resíduos e rejeitos

Até mesmo por falta de conhecimento, muitas pessoas acreditam que os termos “resíduos” e “rejeitos” são sinônimos, porém, elas possuem diferentes significados. É fundamental saber suas características para que o descarte seja feito de forma correta.

Resíduos

Os resíduos abrangem os materiais que sobram de determinado produto para serem reciclados ou reutilizados. 

Basicamente, os resíduos possuem algum valor econômico, já que podem ser reaproveitados para empresas, indústrias, catadores, cooperativas, entre outros.

Rejeitos

Os rejeitos fazem parte de um tipo de descarte, ou seja, não há nenhuma possibilidade de reciclagem ou reaproveitamento do material.

Podemos utilizar como exemplo o lixo do banheiro, já que não existe nenhuma opção de reciclagem econômica de amplo alcance.

Por este motivo, o cenário ideal é que a produção de rejeitos seja mínima possível, já que o descarte é destinado para um aterro sanitário licenciado.

Importância do ciclo da gestão de resíduos

Existe um modelo adequado de gestão para cada tipo de resíduo, que varia de acordo com suas características, passando por um modelo de coleta, transporte e o tratamento.

O gerenciamento de resíduos de maneira correta faz com que as empresas reduzam custos e não recebam notificações ambientais e multas.

As indústrias que fazem a gestão de resíduos coerentemente têm um grande diferencial no mercado, destacando-se de seus concorrentes e, consequentemente, gerando receita.

Conclusão

Com mais de 6 anos no mercado, um dos principais pilares da Aterra é contribuir para que as empresas sejam economicamente sustentáveis através de soluções eficazes em gestão de resíduos, evitando que o meio ambiente tenha contato com os materiais tóxicos descartados.

Apresentamos soluções estratégicas para os processos de gestão e destinação estratégica dos resíduos, transformando as empresas em indutores de negócios sustentáveis. 

Com clientes no segmento Têxtil, Construção Civil, Alimentício, Bebidas, Siderurgia, entre outros, a Aterra tem como propósito fomentar a criação de negócios sustentáveis em todas as cadeias de resíduos sólidos, por meio do aumento da eficiência econômica, da inovação sustentável, da promoção das práticas de ESG e da minimização dos riscos associados. 

Se você está em busca de um parceiro que seja capaz de apresentar uma nova perspectiva para os resíduos produzidos pela sua empresa, a Aterra está aqui para te ajudar! 

Ficou interessado? Entre em contato conosco pelo telefone 31 3282-7733 ou pelo e-mail contato@aterraambiental.com. Ficaremos extremamente felizes em falar com você.

Leia também:

 

Outras notícias

Fale Conosco